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Transporte de grãos será facilitado com novas locomotivas para Trecho da Ferrovia Norte-Sul


Redução de despesas com transporte e potencial para carregar maiores volumes de grãos ou biocombustíveis. Estes são os principais benefícios da atividade de sete novas locomotivas no trecho da Ferrovia Norte-Sul, entre o município de Porto Nacional e o Porto do Itaqui, localizado em São Luís (MA). Segundo a empresa que opera a ferrovia, Valor da Logística Integrada (VLI), as locomotivas irão começar a rodar em abril com outros produtos, mas a expectativa é que já em 2015 seja iniciado o transporte de grãos, a partir de Porto Nacional.

O economista da Diretoria de Sustentabilidade do Agronegócio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Nivaldo Mendonça, afirma que o Tocantins terá assim produtos com preços mais competitivos, com a redução de custos. “O produtor precisa encaminhar sua produção de grãos por caminhão até Palmeirante, e agora poderá utilizar a ferrovia a partir de Porto Nacional”, explicou, acrescentando que, além disso, através da ferrovia, os produtores tocantinenses terão acesso a fertilizantes e insumos a custos mais reduzidos.

De acordo com a VLI, este modelo de locomotiva permite rebocar 60 vagões, com capacidade de transporte de 3,5 mil toneladas e com economia de 9% no consumo de combustível em relação aos modelos mais antigos. Desde 2012, são 12 locomotivas em atividade a partir de Porto Nacional, voltadas especificamente para o transporte de minério e combustível.

“O corredor Centro-Norte, que engloba os Estados do Maranhão e Tocantins, está na rota de crescimento da VLI. Além das aquisições em material rodante, também anunciamos no final de 2013, o projeto de dois novos terminais de cargas no Tocantins, um em Palmeirante e outro em Porto Nacional para grãos, que deve ser concluído no próximo ano”, destaca o gerente de fomento de negócios da VLI, Eduardo Calleia.

Combinado a essa novidade, a conclusão da primeira etapa de ampliação do porto de Itaqui, prevista para junho, já ampliou o comércio de grãos nas regiões norte e nordeste. Segundo reportagem publicada no jornal Valor Econômico, em 10 de fevereiro, as tradings aumentaram o volume de compra de soja neste ano em 30% nos polos do Maranhão.



Fonte: Conexaoto

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